segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Apreciação final da ação

Os primeiros dias em exercício de funções como PB, correspondentes a um outro ciclo de competências, coincidiram com a divulgação da presente ação de formação e a minha inscrição na mesma.
Convergia, neste tempo curto, como que um momento ideal, em que as expectativas coincidiam com um conjunto de questões, como PB, da maior acuidade.
A partilha de experiências/conhecimentos encontrava-se no centro destas expectativas, não só através das propostas dos formadores, mas também do leque dos PB's, como grupo já detentor de práticas colaborativas, enquadradas por princípios de auto-reflexão.  O percurso colaborativo, acrescido de uma circulação de informação, que se manteve ao longo da ação, trouxe novos equilíbrios, enquanto valor acrescentado nomeadamente ao nível das experiências e do desenvolvimento do universo digital em relação às funções do PB.
Fizemos neste tempo curto, um percurso evolutivo  equacionado no binómio - contexto educativo do PB e o conceito de software social.
Houve também um tempo longo - mas sempre com planos B - o das sessões conjuntas sem acesso à net, durante as quais se desenvolveram interações cumulativas entre colegas, num tempo que se pode definir como base de valor experiencial: experiências também, com carácter reflexivo, e que conduziram a novos diálogos e novas partilhas.  Este tempo longo e com múltiplos planos, saiu-me redimensionado ao nível das partilhas, devendo realçar a que foi feita com a colega Teresa Ferreira  numa perspectiva de percurso desenhado como PB's do mesmo agrupamento.
O meu primeiro blog representa este percurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário